segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cansei de Comprar...

Se for ler esse post, vou logo avisando: ele é longo e bem pessoal, mas super vale a leitura!

Há mais ou menos 1 ano atrás, me dei conta de que tinha cansado de comprar. De lá pra cá, não parei de consumir - até fiz um post com minha última aquisição -, mas percebi que o meu prazer em levar algo novo pra casa estava diferente. Não me sentia mais tão feliz, porque percebi que eu não dava conta de usar tudo que já tinha. Daí parei pra pensar sobre esse meu leve tédio de consumir e conclui que cansei, porque:


1. Passei a estudar mais
Afinal, horas de pesquisas na internet, o monte de livros que leio e a quantidade de cursos que faço tem que servir pra alguma coisa, né? O estudo nos traz base, repertório, e acho que  poucas coisas nos dão tanto poder quanto o conhecimento. Quanto mais eu estudo, quanto mais referências eu acumulo, mais eu vejo todas as possibilidades que uma única peça de roupa pode me dar. Passo a perceber com mais facilidade quais tendências posso deixar passar e quais são bacanas aderir. Além disso, ter o entendimento de tudo que vem por trás de um produto de moda, me fez enxergar como algumas vezes a gente acaba levando pra casa gato por lebre. Simplesmente, o preço não justifica o investimento. 


2. Me preocupo com o meio ambiente
Cada vez que compramos algo vem uma embalagem acompanhando. É sacola, papel de seda, adesivo, laços... Coisas que vão direto pro lixo, gerando disperdício e anos de trabalho da natureza para tentar decompor tudo. E não pense que se você não pedir a sacolinha tá tudo ok, não! Atualmente tudo que a gente consome passa por processos industriais. Alguns mais, outros menos poluentes, mas o que importa é que já estamos sofrendo na pele todos os males que a poluição traz. Se hoje é assim e se cada um não começar a fazer sua parte, imagina só como vai ser daqui 10 anos!? Fico tensa de pensar! 


3. Quero usar as coisas lindas que eu já tenho    
Em geral, só usamos 25% das nossas roupas, sapatos, bolsas e acessórios. São as que a gente mais gosta, as que tem mais a ver com o nosso estilo de vida, as que tão sempre a nossa vista... Essa estatística sobe um pouco quando a pessoa é muito organizada e tem um guarda-roupa super coordenado. Mesmo assim, insistimos em compra mais um monte de coisas. Na hora da compra tudo é lindo, a gente jura que tá super precisando e que não vive sem. Mas o que acontece? Com pouco tempo essas peças tão necessárias, são escanteadas abrindo espaço para outras ainda mais necessárias. Não sei com vocês, mas comigo isso acontece. Só que agora eu juro que quero usar todas as minhas lindas roupas.  Ah, e detalhe: já foi comprovado que "comprar" no seu próprio guarda-roupa causa a mesma sensação de prazer que comprar uma roupa novinha da loja. Então, fica a dica pra, nos momentos de folga, garimpar no seu armário. Com certeza, você vai ter descobertas incríveis!

    
4. Quero algo mais duradouro
Que não obrigatoriamente seja uma coisa que dure por muito tempo como uma casa ou um carro, mas sim que tenha um significado importante e que vá ter influência na minha vida por muito tempo. No meu caso, ainda quero viajar bastante e ter a experiência de morar em outros países através da moda. Pra isso, um planejamento financeiro é fundamental. Cair em todas as tentações de consumo as quais somos submetidos, pode atrapalhar e muito planos como esse. Já pararam pra calcular quanto vocês gastam com roupa no ano? Opa, melhor não, né?


5. Não quero ser igual a ninguém
Vai ver que isso é mal de filha única mulher. Se eu tivesse tido uma irmã gêmea talvez não me incomodasse. hehehe... Brincadeiras a parte, a verdade é que cada pessoa tem sua essência e a moda, enquanto ferramenta de expressão, deve traduzir o que verdadeiramente somos. Pra isso, com certeza, eu não preciso aderir a muitas tendências que tão aí. Assim, aquela peça que tá no meu armário há 3 estações, que é a minha cara e que me deixa linda, ganha um outro valor e eu ainda me livro do risco de esbarrar com alguém usando a mesma coisa que eu. Lembram da época do bandage? Aposto que muitas meninas passaram pela situação de ficar de par de jarro. Ruim, né?

 

6. Não quero ver peças que eu paguei caro valerem R$ 3,00 no breço
Eu já vendi muita roupa em brechó e posso falar que a sensação de receber de R$ 3,00 a R$ 5,00 por cada peça praticamente nova e que você pagou bem carinho, não é nada legal. E antes que digam: ah, é melhor nem vender! Vou dizendo que se forem muitas, vale a pena sim, porque você acaba ganhando na quantidade. Mas pra evitar esse tipo de situação, o melhor mesmo é fazer um bom uso de todas as nossas roupas e depois doar.

Ufa... Post grande! Vocês devem tá se perguntando porque eu coloquei isso aqui. É que desde o dia 14/08 - dia que comprei aquela anabela linda da Santa Lolla - começei o meu Projeto 90. A idéia é passar 90 dias sem comprar nenhuma pecinha de roupa e afins - sapato, bolsa e acessórios. Pra algumas pessoas isso é tranquilo, mas sinceramente pra mim não é. Não vou ser ousada como a Joanna, do Um ano sem Zara, eu sei. Acho muita coragem e força de vontade dela, mas tô dando um pequeno passo. Quem sabe depois eu não evoluo pra mais tempo?  Só pra vocês saberem, as únicas coisas que tão liberadas são livros e esmaltes. Todo domingo vou postar aqui, de alguma forma, os looks da semana toda. Tô tensa desde já, mas posso contar com o apoio de vocês, né? Vou precisar, hein?!

P.s.: Obrigada Carol, do Alfinetes de Morango, que me emprestou o título do post que ela mesma fez sobre o seu momento consumo consciente. Amei!

3 comentários:

  1. Super legal...Para mim é bom entender que não é nem uma bandeira ativista, mas sim ...uma reflexao que nem sempre precisamos de mais coisas.
    bjos
    http://www.alfinetesdemorango.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre bom refletir sobre isso e por nosso bichinho do consumismo que as vezes vira uma fera indomável na jaula. Dou todo apoio! Adorei o post! Beijos Fabiana Soares

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol e Fabi!
    Obg pelos cometários.
    E Carol, é isso msm, uma reflexão e uma possível melhora de comportamento.
    Bjoos

    ResponderExcluir