domingo, 17 de abril de 2011

Relação Moda e Cabelos


Falei pra vocês no último post que roulou um evento super bacana lá no IED, o ModaCamp. Entre os palestrantes, estava o hairstylist mundialmente conhecido, Eliabe Moreira - diretor artístico da Academia Alfaparf Milano.

Eu fiquei super empolgada com as palavras dele, porque - juro! - nunca tinha imaginado como o mercado de cabelos está tão ligado à moda. Alguém aí também não sabia que eles lançam 2 coleções por ano assim como as coleções prét-à-porter? Pois é, eles têm a de verão e a de inverno, determinadas pela Alfaparf de Milão. 


Outra informação legal é que as brasileiras são as mulheres do mundo que mais usam produtos para cabelos e é nele que mais investimos quando queremos fazer uma mudança física. Quem já não quis mudar alguma coisa e saiu correndo para o cabeleireiro? 

Acreditam que vem pesquisadores do mundo inteiro estudar os cabelos brasileiros? É que, por causa da miscigenação, aqui tem todas as texturas existentes no mundo e uma única mulher pode ter até 3 tipos de cabelo. Achei isso muito louco! Mas bem que eu já desconfiava que meu cabelo, apesar de ser liso, tem a alma crespa. kkk... É sério, tenho tanto frizz que só posso acreditar que ele se esforça pra ser encaracolado!


Brincadeiras a parte, somos as 3as do mundo no consumo de produtos de beleza, perdendo só para as japonesas e para as americanas. Que a brasileira é vaidosa bem que a gente sabe, né? E isso não é uma delícia! Agora olha só o vídeo que ele mostrou, como as formas de cabelo tem total semelhança com as das roupas. 



Na tendência Enveloped o cabelo envolopa o rosto como os volumes arredondados das roupas envolvem o corpo. Na Fanned Out os cabelo abrem nas pontas como leques. Já na Glove Fit o corte é mais slim como as roupas que são mais justas e seguem a silhueta da pessoa. 

Esse vídeo é de 2007 - mesma época que começou a se falar em efeito 3D nas roupas -, infelizmente é o que está mais próximo da realidade da brasileira, já que uma tendência de cabelo pode durar até 10 anos por aqui. Bem triste, para um mercado tão evoluído e que tem novidade diariamente. Depois dessa admiro ainda mais essa profissão. Viram como eles têm que estar antenados pra deixar a gente ainda mais bonita?

2 comentários:

  1. Oi!!! Jo!
    Tudo bem?
    Eu não sei se está na moda!! Cortei o cabelo bem curtinho amiga! Mais do que já viu em mim!!
    Ai! Estou tão bem assim,que vou adota de vez esse corte.Mando as fotos pra vc depois!!
    Beijos
    Denny

    ResponderExcluir
  2. Cabelo curto é uma delícia, né?
    Manda sim, vou adorar ver!
    Bjoos

    ResponderExcluir