terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Papo sobre estilo

Ontem participei de uma palestra maravilhosa com a Manu Carvalho - editora e consultora de moda, stylist, figurinista de novelas, professora e consultora de artistas e marcas - na Escola São Paulo. O tema era Ícones de Estilo. Ela falou sobre Coco Chanel, Audrey Hepburn, Duque e Duquesa de Windson, Frank Sinatra, Costanza Pascolato e outros mais. Foi tão interessante! Uma das melhores palestras que eu já assisti até hoje! Queria que todos vocês tivessem aqui, participando comigo! hehehe... O que quero fazer agora é o mesmo que ela fez com a gente em sala. Dar um cutucão para pensarmos! 

Está andando com seus próprios pés?
A moda pra mim sempre foi comunicação. Mesmo sem perceber, damos ao mundo sinais do que somos através do que vestimos e do nosso estilo. O estilo mostra a nossa essência, a nossa formação cultural, não está ligado a dinheiro - diferente do que muitas pessoas pensam - e nem a beleza. Estilo é algo que vem do nosso DNA. Ele reflete o que somos e, algumas vezes, o que queremos que pensem que somos!

Falei tudo isso para dizer que logo no início da aula ela nos questionou sobre qual era o nosso estilo e no final nos fez refletir sobre o que influencia o mesmo. Queria que vocês fizessem o mesmo! Quero que examinem o estilo de vocês com as mesmas perguntas que ela nos fez: que estilo você tem? O que é influência dos seus pais? Da melhor amiga? Do namorado? Quem e o que é você nesse estilo? O que é influência externa? O que é estilo da sua adolescência que você já mudou de idade e ainda não abandonou? O que de fato é você e não somente alguma imagem que você quer passar? Não quero que vocês me respondam - mas podem comentar o post, claro! hehehe... - só quero que vocês pensem e, se for o caso, usem essas perguntas para atualizar o estilo de vocês conforme o que está verdadeiramente em seus corações.  

Pra terminar, aqui vão algumas frases que ela nos mostrou e que nos ajudam a pensar:

  • "Moda muda, estilo permanece." - Coco Chanel
  • "Estilo é saber quem você é, o que você quer dizer e não dar a mínima." - Gore Vidal
  • "Estilo pode fazer coisas complicadas parecerem simples e coisas simples parecerem complicadas." - Jean Cocteau
  • "Estilo é algo natural e não tem nada a ver com gosto." - David Bowie
  • "Quanto mais você sabe, menos você precisa." - Ditado Aborígena
  • "Adorno, que ciência! Beleza, que arma! Modéstia, que elegância!" - Coco Chanel
Reflitam e usem o seu estilo a favor de vocês!


     

      6 comentários:

      1. Amei este post! Enquanto lia, passavam varias imagens na minna cabeca.... Minhas roupas e atitudes quando adolescente e etc..., Varias mudancas e adaptacoes, mas algo sempre esteve presente, meu amor pelo rosa, uma rendinha, ou lacinho... Como vc mesma citou na materia da " Jessica " , que meu estilo sempre foi mais para romantico!

        ResponderExcluir
      2. Oi Anonimo! :(( Mto legal ter consciencia disso! Esses detalhes passam a ser a sua assinatura. Aí pode entrar e sair coleção e vc provavelmente será fiel a eles, usando somente de maneiras diferentes. Talvez até as pessoas comentem com vc: "vi algo que é a sua cara!" Qdo isso acontece é sinal de que somos verdadeiros nas nossas escolhas relacionadas a moda. Mto bacana! Parabéns pelo autoconhecimento e obg por comentar.
        Bjuuus

        ResponderExcluir
      3. Eu acho que não sei o que é estilo, ou tenho vários ou não tenho nenhum. Se a roupa é uma expressão do que se é...sou várias porque um dia minha roupa é de um jeito, no outro completamente diferente. Fazer o que quiser, ser quem quiser quando quiser, esse é meu estilo ou meu eu ou "meus personagens" (como disse Shakespeare - o mundo é um palco). Estilo Livre, pronto! Tem esse??? hehe

        Michelle Quintino

        ResponderExcluir
      4. Amigaaaaa, a 1a "anonima" sou eu Vivy... Esqueci de assinar...faraday bjs

        ResponderExcluir
      5. Mi, fica tranquila, pq todas nós temos mais de um estilo. O ser humano é mto complexo e as possibilidades são mtas pra nos encaixarmos só em uma caixinha. Por isso, as vezes saimos com um estilo de manha e outro a noite, mas, em geral, somos uma mistura de 2 ou 3 estilos. Ah, o estilo livre não vale! Qdo chegar aí, te uso de cobaia! hehehe... bjs

        ResponderExcluir
      6. Vi - ah tá, agora fica mais fácil. Até imaginei que era vc msm, por causa da comparação com a Jessica. hehehe... Bjs

        ResponderExcluir