sábado, 12 de março de 2011

Quer ter mais roupas?

Esvazie o seu closet! Parece contraditório, né? Mas é verdade. Presta só atenção nessa historinha. Essa semana fui na casa de uma amiga ajudá-la a fazer uma limpeza no seu closet. Gente, na hora que eu vi aquele buraco negro guarda-roupa, eu juro que tive medo! Era tanta coisa velha! Algumas peças ela não usava há anos! E sabe qual o motivo de nunca ter se desfeito dessa tralha? Puro apego! Simples assim! Hoje ela reconhece isso, mas há bem pouco tempo, ela tinha mil porques para não jogá-las fora. Não vou nem falar aqui, vocês já devem imaginar quais são.

Delírios de Consumo de Becky Bloom
Então para ajudá-la a se livrar das peças inúteis, montei uma tabelinha de pontos para cada uma delas - técnica que aprendi no curso de Formação em Personal Stylist na Escola São Paulo. Com cinco perguntinhas simples, chegamos a conclusão que metade das roupas dela poderiam ser doadas. Iupiii... Anota aí pra você fazer em casa:

  • A roupa valoriza o seu tipo físico?
  • Ela tem bom caimento?
  • A cor é adequada para o seu tom de pele - valoriza a sua coloração pessoal?
  • Está em boas condições?
  • O estilo da peça é atual ou já está meio passadinho?

Cada sim que a peça levar, ela ganha 2 pontos, cada mais ou menos, ela ganha 1 e cada não, ela ganha 0. No final, a roupa que tiver entre 7 e 10 pontos fica. A que levou 5 ou 6 pontos, com uma boa dose de criatividade, deve ficar. Já todas que ficaram com pontuação de 4 a 0, estão fora. Essas devem ir para um bazar ou ser doadas para a instituição mais próxima. Se alguma roupa estiver em ótimo estado, com certeza sua melhor amiga agradece o presente fora de data. 

De repente 30
Boa ação é uma atitude super elegante e todos saem ganhando. Quem recebe e você, que com mais espaço, passa a enxergar melhor o que tem, diminuindo aquela sensação de não ter roupa para vestir. Acredite que vai ficar até mais fácil fazer combinações que antes você nem imaginava! Fora que roupa encostada é energia parada e energia tem que circular, segundo o Feng Shui. hehehe...

Depois de tirar tudo que não será necessário, arrume tudo de uma forma que as coisas usadas com mais frequência - tipo roupa de trabalho e de academia - fiquem mais visíveis que aquelas que você só usa de vez em quando, como vestidos de casamento. Se organizar por ocasiões e cores, também ajuda bastante. 

Ah, e a dica vale pra quem tem um mega closet ou pra quem tem um micro guarda-roupa de 2 portas - como eu, pode acreditar -, porque sempre tem aquelas roupinhas no fundo do armário que não estão recebendo o carinho que merecem, né? Então, se animou pra fazer faxina?     

11 comentários:

  1. Obg, amore!
    Sua opinião é mto importante pra mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. muito boa a dica dos pontinho ;D
    hahaa
    beeeejo:*

    ResponderExcluir
  3. bacana o post!...tenho um mal de apego nas roupas...vou tentar...bjo!

    ResponderExcluir
  4. adooooooooooro quando você faz essa lipezinha básica no seu guarda-roupas! hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Amei.
    excelente!
    E pra quem nao gosta de se desfazer, pode juntar um grupo de amigas e trocar roupas entre si.

    ResponderExcluir
  6. Ai, adorei esse post!
    Também tenho dificuldade me desfazer de roupas.
    Mas final do ano passado consegui uma proeza: doei 12-15 blusinhas antigas e meio apertadas que não usava mais. Já é um avanço, né? hehe.
    bjos
    Ah, by the way, parabéns atrasado!!! Tudo de bom pra ti. Muito sucesso, saúde e felicidades!
    Juro que pensei em você ontem lá na Lapa, no Rio. Foi mara!!! ô cidade maravilhosa, viu?

    ResponderExcluir
  7. Obg, gente! Adoro post que tem a participação de vocês. Ládia, a idéia da troca entre amigas é ótima. Eu e minhas amigas já prometemos fazer isso mil vezes, mas nunca rolou. Snif... E Lu, já é um bom começo sim. Aos poucos a gente vai criando o hábito e acaba fazendo isso naturalmente e o melhor, é que passa a comprar com muito mais critério. Ah, e o RJ é maravilhoso msm, né? Amo demais aquela cidade! Obg pelos parabéns. Tá valendo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Amei o Post, era o que estava precisando!
    Super dicas anotadas e fixadas na porta do armário e faxina agendada pra sábado!
    Valeu demais!
    Mega bjo!

    ResponderExcluir
  9. Hum... quero saber o resultado, hein?!?! Bjoos

    ResponderExcluir