terça-feira, 22 de março de 2011

Cursos de Férias

Antes de comecar, preciso dizer que o meu notebook está no conserto e estou usando o do meu namorado, que nao tem o til e nem o cedilha. Entao, please, me desculpem, ok?! Brigadinha! ;) Agora ao que interessa...

Já falei pra vocês que sou viciada em cursos, né? Vira e mexe eu estou fazendo um, porém tive pouquíssimas boas experiências aqui em Fortaleza - essa foi uma delas -, por isso sempre me programei para fazer no Rio de Janeiro ou em Sao Paulo. Aí deu que, como sou muito exigente (leia-se chata mesmo) com relacao a esse assunto, várias pessoas me pedem indicacao de escolas. Pra facilitar - preguica de falar a mesma coisa pra todo mundo! hehehe...  -, resolvi fazer esse post.


Minha experiência em SP foi na Escola Sao Paulo. Primeiramente, fiz um curso de Jornalismo de Moda com a Maria Prata - editora chefe da Fashion TV. Durou só um dia, mas foi fantástico! Valeu super a pena! Daí em diante, nao parei mais de voltar lá. Fiz mais um curto - de uma semana - e da última vez - que foi mês passado - participei dos de férias. Todos maravilhosos! 

O que posso dizer a respeito da escola, é que, realmente, eles sao o que se propoe, um espaco de cultura. Os professores sao profissionais altamente renomados, como Gloria Coelho, Manu Carvalho, Silvana Bianchini, Chiara Gadaleta, Bob Wolfenson... Isso é ótimo, porque eles trazem informacoes bem atuais e praticas. E olha que é muita informacao! A gente tem que ficar bem atenta, porque eles vao dando dicas em tudo que falam. E vamos combinar que nao tem nada melhor do que fazer um curso com aquele estilista, fotógrafo ou stylist que você é super fa?! Nossa é bom demais! A estrutura da escola é ótima, a atmosfera é super agradável e acolhedora. Os precos podem assustar um pouco no comeco, mas pelo nível de informacao que a gente recebe, super vale a pena.  


Já no RJ, minha experiência foi no SENAI/CETIQT e na Estácio de Sá. Em 2009, passei 45 dias das minhas férias lá e fiz 7 cursos. Falando do SENAI: fiz 5 e todos valeram a pena - principalmente o de Antropologia do Consumo, com uma professora super querida, a Hilaine Yaccoub -, porém, em geral, os professores sao mais acadêmicos. Acho que fica um pouco no esquema de professor fala e aluno escuta, sem tanta interacao. Em compensacao, os precos sao mais convidativos.

A escola tem duas sedes, a da Barra da Tijuca e a Riachuelo. A Riachuelo é meio caidinha - nao indico. Já a da Barra, tem uma estrutura de primeiro mundo e a biblioteca é incrível! Mesmo com esse porém de alguns professores, super recomendo. Aprendi muita coisa lá e a escola é muito organizada. Agora falando da Estácio: fiz 2 cursos e nao indico mesmo! Eles custam baratíssimo, R$ 20,00/cada. Já imaginam como deve ser, né? Nem quero mais falar sobre essa escola!!!

E se você está achando que só quem frequenta essas escolas sao alunos de moda, se enganou! Tanto na Escola Sao Paulo como no SENAI os cursos sao abertos para pessoas de qualquer área. Estavam lá pessoas que queriam mudar de profissao ou que simplesmente se interessam pelo assunto e buscavam informacoes especializadas.

Pra quem está na dúvida sobre fazer um curso em uma determina escola ou nao, acho que o primeiro passo, antes de sair por aí gastando seu precioso dinheirinho e perdendo tempo com informacoes que nao vao agregar nada, é pesquisar muito o currículo e a história dos responsáveis pela organizacao do curso e do professor. Bem, espero que as indicacoes ajudem vocês. Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário