domingo, 27 de fevereiro de 2011

Recapitulando: Vestidos do Oscar

Amanhã - ou melhor, hoje a noite já que é de madrugada - acontece a 83a edição do Oscar. O mundo inteiro está ansioso por essa noite. Além de ser o momento de torcermos pelos nossos filmes favoridos do ano, também é a hora que vemos as atrizes no seu glamour máximo. Os personal stylists tem que trabalhar muito duro para essa data. Eles tem que pensar nos mínimos detalhes. O vestido, o sapato, a jóia, a bolsa, a echarpe, o leque... enfim, tudo que for usado, deve fazer parte de um set completo. O conjunto da obra deve ficar perfeito!!! Porém, nem sempre foi assim. Esses profissionais só começaram a surgir de fato a partir dos anos 80 e até lá teve muito erro - até hoje tem, né? Antigamente as atrizes iam dando o seu jeitinho!! Daí fui pesquisar alguns vestidos que deram o que falar ao longo de todos esses anos antes de virar uma coisa tãaao profissionalizada.


Bette Davis participou da primeira festa do Oscar. Olha o glamour já nas penas ao redor dos ombros. Audrey Hepburn estava lindíssima de Givenchy - parceria quase eterna e perfeita! Ela estaria deslumbrante até hoje! A roupa é a cara dela! Pra época, o vestido chamou muita atenção por causa da forma delicada que deixava os ombros da atriz a mostra. Barbra Streisand faz jus ao seu tipo engraçado. Roupitcha meio estranha mesmo naquele período! 


Grace Kelly, belíssima como sempre! Curiosidade: só o tecido do vestido exclusivo, vindo da França, custou U$ 4 mil. Era um absurdo, hoje é uma pechincha! Lizzy Gardiner, que recebeu o Oscar por melhor figurinista do filme Priscila, a Rainha do Deserto, atraiu todos os olhares com o vestido feito de cartão de crédito. Na época o cartão gold era o melhor. Hoje estaria meio desatualizado já que existem o black e o platinum. Hehehe... Sophia Lauren de Valentino. Não tenho comentários! 


Uma Thurman estava bem contemporâneo para a década de 90, com um vestido que confirmava a tendência minimalista. Cate Blanchett de Galliano. Esse vestido foi vendido no dia seguinte! Ele mostra que, de uma forma velada ou não, esse é um evento em que as atrizes querem mostrar toda a sua sensualidade. Seja através de um decote, de uma transparência, de uma fenda... É o momento de ser feminina e sensual! Quando ninguém se surpreendia mais com os vestidos do Oscar, eis que surge Julia Roberts em um Valentino vintage. Pra mim, o vestido mais bonito de todos os tempos! Super atual!


Halle Berry que ajudou a fazer a fama de Elie Saab. Ela usou o primeiro vestido dele em um Oscar! Estava linda e sexy! Gwyneth Paltrow em um Ralph Lauren, seguindo o seu lema: "I'm all american." Ela tem - ou pelo menos, tinha -  uma teoria de não usar roupas de estilistas que não são americanos. Lucy Liu com um Versace transparente. Versace é sempre glamour puro, brilho e sensualidade!


Nicole Kidman - para o período, uma trendsetter - usou um Galliano, que na época foi um precursor na tendência orientalista. A cor amarela também chamou atenção, pois não era muito usada. O vestido é bonito, mas foi extremamente criticado, porque amassou demais. O cetim é um tecido bem ingrato e deve ser evitado nessas situações. Fatalmente, ele ficaria com essa carinha amassada. Feio, né? Agora, o mais estranho de todos, o vestido de ganso da Bjork. Ok que a moda tem que ser divertida. Concordo! Mas pode ser divertida e bonita, né? Esse estava bizarro mesmo. E a última, mas não menos importante: Cher, a rainha dos figurinos. O estilista dela era o Bob Mackie e ele só fazia essas coisas bem extravagantes. Acho que super combina com ela! 

Acabou! Talvez não sejam os vestidos mais bonitos, mas todos eles tiveram sua devida importância na época em que foram usados. E é isso que vale, a gente observar os valores da nossa época através das roupas. Huum, acho que eu ando ficando muito filosófica! Sei não... E vocês, gostaram de algum? Ainda hoje, acham que eles funcionariam? Gostaram das curiosidades e de um pouquinho de história? Estão preparados pra só lerem sobre Oscar em todos os blogs na segunda-feira? hehehe...

3 comentários:

  1. hahahaha, esse vestido de ganso da Bjork não dá mesmo! mas tem alguns vestidos que até hoje usaríamos e estaria lindooo! (:

    http://emumvidrodeesmalte.blogspot.com/

    beijãoo

    ResponderExcluir
  2. Menina,
    Adorei este post relembando grandes nomes que já passaram pelo Red Carpet. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Bom que gostou.

    Pode a pessoa ser doida assim, Rafa???
    Cada um cada um, é?

    Beijos meninas!
    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir